Núcleo de Formação de Mediadores de Leitura
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Depoimento da professora Iara Soares
segunda-feira, 23 de maio de 2011
A função da arte (Eduardo Galeano)
"Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: - Me ajuda a olhar!"
GALEANO, Eduardo. O Livro dos Abraços. Tradução de Eric Nepomuceno. - 9. ed. - Porto. Alegre: L&PM, 2002.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Atenção para as próximas datas do Tessituras
Profª Rosa Maria Hessel
06 de junho - Literatura Juvenil
Profª Ana Mariza Filipouski
20 de junho - Literatura Infantil: o texto
Profª Gláucia de Souza
segunda-feira, 16 de maio de 2011
LETRAMENTO
O QUE É LETRAMENTO?
Letramento não é um gancho
em que se pendura cada som enunciado,
não é treinamento repetitivo
de uma habilidade,
nem um martelo
quebrando blocos de gramática.
Letramento é diversão
é leitura à luz de vela
ou lá fora, à luz do sol.
São notícias sobre o presidente,
o tempo, os artistas da TV
e mesmo Mônica e Cebolinha
nos jornais de domingo.
É uma receita de biscoito,
uma lista de compras, recados colados na geladeira,
um bilhete de amor;
telegrama de parabéns e cartas
de velhos amigos.
É viajar para países desconhecidos,
sem deixar sua cama,
é rir e chorar
com personagens, heróis e grandes amigos.
É um atlas do mundo,
sinais de trânsito, caças ao tesouro,
manuais, instruções, guias,
e orientações em bulas de remédios,
para que você não fique perdido.
Letramento é, sobretudo,
um mapa do coração do homem,
um mapa de quem você é,
e de tudo o que você pode ser.
In: SOARES, Magda. LETRAMENTO um tema em três gêneros. 2. ed. 8. reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
Os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa definem letramento como “produto da participação em práticas sociais que usam a escrita como sistema simbólico e tecnologia”. Como a própria definição diz, o termo não se restringe a atividades específicas de leitura e escrita, mas que necessitam de sua mediação para se tornarem significativas. Assim, aplica-se ao termo letramento muitos adjetivos, como “letramento visual”, em que são analisadas práticas como a leitura de imagem, “letramento literário”, em que é acionado o repertório estético com a palavra. Quanto mais exposto a práticas de leitura e escrita, maior será o grau de letramento do indivíduo. Podemos pensar a escola como espaço de referência para experiências de letramento, ainda que estejamos, durante toda a nossa vida e por todos os cantos, vivenciando e aprendendo novas leituras.
A maior especialista do assunto é a Professora Magda Soares, da UFMG, que cunhou o termo, oriundo do inglês "literacy".
Para saber mais sobre letramento: http://www.helomartins.com.br/temas/alfabetizacao-e-letramento.html
http://pt.scribd.com/doc/18892732/Artigo-Alfabetizacao-e-Letramento-Magda-Soares1