segunda-feira, 30 de maio de 2011

Depoimento da professora Iara Soares

Depoimento da professora Iara Soares, da rede municipal de Aceguá, RS, que participa do curso de extensão Tessituras: formação de mediadores para Programas de Leitura, promovido pela Câmara Rio-Grandense do Livro e ULBRA.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A função da arte (Eduardo Galeano)



"Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: - Me ajuda a olhar!"

GALEANO, Eduardo. O Livro dos Abraços. Tradução de Eric Nepomuceno. - 9. ed. - Porto. Alegre: L&PM, 2002.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Atenção para as próximas datas do Tessituras

30 de maio - Literatura, identidade e diferenças
Profª Rosa Maria Hessel

06 de junho - Literatura Juvenil
Profª Ana Mariza Filipouski

20 de junho - Literatura Infantil: o texto
Profª Gláucia de Souza

segunda-feira, 16 de maio de 2011

LETRAMENTO


O QUE É LETRAMENTO?

Letramento não é um gancho
em que se pendura cada som enunciado,
não é treinamento repetitivo
de uma habilidade,
nem um martelo
quebrando blocos de gramática.

Letramento é diversão
é leitura à luz de vela
ou lá fora, à luz do sol.

São notícias sobre o presidente,
o tempo, os artistas da TV
e mesmo Mônica e Cebolinha
nos jornais de domingo.

É uma receita de biscoito,
uma lista de compras, recados colados na geladeira,
um bilhete de amor;
telegrama de parabéns e cartas
de velhos amigos.

É viajar para países desconhecidos,
sem deixar sua cama,
é rir e chorar
com personagens, heróis e grandes amigos.

É um atlas do mundo,
sinais de trânsito, caças ao tesouro,
manuais, instruções, guias,
e orientações em bulas de remédios,
para que você não fique perdido.

Letramento é, sobretudo,
um mapa do coração do homem,
um mapa de quem você é,
e de tudo o que você pode ser.


In: SOARES, Magda. LETRAMENTO um tema em três gêneros. 2. ed. 8. reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

Os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa definem letramento como “produto da participação em práticas sociais que usam a escrita como sistema simbólico e tecnologia”. Como a própria definição diz, o termo não se restringe a atividades específicas de leitura e escrita, mas que necessitam de sua mediação para se tornarem significativas. Assim, aplica-se ao termo letramento muitos adjetivos, como “letramento visual”, em que são analisadas práticas como a leitura de imagem, “letramento literário”, em que é acionado o repertório estético com a palavra. Quanto mais exposto a práticas de leitura e escrita, maior será o grau de letramento do indivíduo. Podemos pensar a escola como espaço de referência para experiências de letramento, ainda que estejamos, durante toda a nossa vida e por todos os cantos, vivenciando e aprendendo novas leituras.

A maior especialista do assunto é a Professora Magda Soares, da UFMG, que cunhou o termo, oriundo do inglês "literacy".

Para saber mais sobre letramento: http://www.helomartins.com.br/temas/alfabetizacao-e-letramento.html

http://pt.scribd.com/doc/18892732/Artigo-Alfabetizacao-e-Letramento-Magda-Soares1

terça-feira, 10 de maio de 2011

Sobre Anjos e Grilos



A partir da apresentação da atriz Deborah Finocchiaro no Tessituras, o vídeo mostra um pouco do espetáculo Sobre Anjos e Grilos, com poemas de Mario Quintana. Para quem quiser conhecer mais do seu trabalho, acesse seu site.

ProJovem Farroupilha - Projeto Chiquinha Gonzaga - Profª Inez Bueno

Alunos disseminadores de leitura - Profª Andrea Moraes


terça-feira, 3 de maio de 2011

Gianni Rodari e sua Gramática da Fantasia (livro)

“Se uma sociedade baseada no mito da produtividade precisa de homens pela metade – fiéis executores, diligentes reprodutores, dóceis instrumentos sem vontade própria – é sinal de que está mal feita, é sinal de que é preciso mudá-la. Para mudá-la são necessários homens criativos, que saibam usar sua imaginação.”

"Se, a despeito de tudo, não acreditássemos num futuro melhor, de que adiantaria frequentar o dentista?"


O italiano Gianni Rodari foi professor, jornalista e escritor. Nascido em 1920, é reconhecido como o maior autor infantil italiano, tendo ganho os mais importantes prêmios literários, entre eles o Prêmio Andersen, considerado como o Nobel da literatura infantil.

Em seu livro “Gramática da Fantasia” Rodari coloca o jogo como instrumento para estimular a imaginação e a criatividade. O autor propõe uma série de exercícios e jogos aos educadores – pais ou professores – com o propósito de criar histórias para contar às crianças ou sugerir às próprias crianças que elas mesmas inventem suas histórias. A partir de alguns formatos distintos, os exercícios contribuem para o desenvolvimento da linguagem, da lógica, do senso estético e da memória, além, é claro, do contato afetivo e da integração.

Esses jogos, em sua maioria, foram aplicados pelo autor com grupos de crianças para quem lecionava, na Itália, a partir da década de 40. O livro traz exemplos interessantes e curiosos de situações ocorridas durante essa aplicação prática.
(via http://www.ludomania.com.br/clube/contar_historias.html)