terça-feira, 22 de março de 2011

Livro Clip

Num post anterior, tratamos sobre os Book Trailers. Neste, apresentamos o canal Livro Clip, do You Tube, que traz animações sobre a vida e obra de autores.
O vídeo abaixo, sobre o poeta romântico Álvares de Azevedo, aproxima o contexto de produção de suas obras com o universo do jovem contemporâneo.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Projetos e programas de leitura

Apresentaçao Fundamentos do Programa de Leitura Fome de Ler
* Apresentação da Profª Drª Angela da Rocha Rolla, da ULBRA, no curso de extensão Tessituras: formação de mediadores para Programas de Leitura.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Curso de extensão em contação de histórias

A professora Angela da Rocha Rolla, que esteve no Tessituras segunda-feira, divulga curso de extensão promovido pela ULBRA.



OBJETIVOS:

· Incentivar a leitura da literatura, por meio da narração de histórias, como estratégia pedagógica.

· Capacitar os participantes a criar e desenvolver grupos de adolescentes contadores de histórias.

PÚBLICO ALVO: Professores, bibliotecários e profissionais de educação

PROGRAMA:

· Atividades dramáticas de relacionamento social

· Jogos dramáticos que estimulem o desenvolvimento das capacidades de expressão

· Voz, olhar e corpo

· A descoberta do “eu”

· Apresentação e discussão das técnicas de narração oral

· Reconhecendo o que é importante na hora de contar histórias

DATA / HORÁRIO:

05, 12/04/11

14h às 17h

03, 17, 31/05/11

14h às 17h

07, 21/06/11

14h às 17h

05/07/11

08h30min às 12h e 13h30min às 16h

Obs: Serão fornecidos certificados de:

· 40h a todos que obtiverem, no mínimo, 75% de freqüência;

· 60h a todos que obtiverem, no mínimo, 75% de freqüência e desenvolverem atividades para formação de contadores na sua instituição de origem.

LOCAL: ULBRA/Canoas Sala: 109 – Prédio: 06

CARGA HORÁRIA: 36h/a

INVESTIMENTO: R$ 150,00

PROFESSORES:

Profª. Angela da Rocha Rolla - Doutora em Linguística e Letras (PUC/RS). Coordenadora e idealizadora do Projeto “Fome de ler”.

Profª. Heloisa Palaoro - Graduada em Pedagogia. Atriz, professora de teatro e produtora (Cia Etceteratral e Cia das Historias).

quarta-feira, 16 de março de 2011

Projeto Autor Presente e Seminário O direito à leitura

O Projeto Autor Presente, promovido pelo Instituto Estadual do Livro, consiste na realização de encontros entre um autor convidado e alunos que já tiveram contato prévio com a sua obra. . No blog do IEL, estão disponíveis a lista de autores participantes e a normatização do Projeto, que prevê, neste ano, a realização de 140 encontros em escolas estaduais.

Para incentivar ainda mais o aproveitamento dessa ação, o IEL convida professores, bibliotecários, diretores e demais interessados para o Seminário O DIREITO À LEITURA. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail sebe@seduc.rs.gov.br. Confira a programação do seminário, que se realizará no próximo dia 26:

Seminário O DIREITO À LEITURA

Palestrantes:

Profa. Dra. Tânia Rösing - O leitor multimidiático

Professora e escritora Marô Barbieri - O leitor das séries iniciais

Professor e escritor Ricardo Silvestrin - O leitor de poesia / O projeto Autor Presente 2011

Data: 26 de março de 2011 (sábado)

Horário: 9h às 12h

Local: Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1501 - Centro/Praia de Belas - Porto Alegre)

quarta-feira, 9 de março de 2011

PARCEIROS DA CRL JÁ PODEM ADERIR À SEMANA DO LIVRO

A Câmara Rio-Grandense do Livro promove mais uma edição de sua tradicional Semana do Livro de 18 a 24 de abril. 
A iniciativa marca a passagem do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril - nascimento de Monteiro Lobato) e do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril – data do falecimento de Cervantes e de Shakespeare). 
O ponto culminante da Semana é a solenidade pelo Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, em que a CRL homenageia pessoas e entidades que se destacaram pela realização ou apoio a ações em prol do livro e da leitura no ano anterior. 
Podem aderir à semana entidades, empresas e pessoas físicas que aceitem o desafio de realizar uma ou mais atividades que coloquem o livro, a leitura e/ou a literatura em destaque no período. 
Para que as atividades sejam inseridas na programação a ser elaborada e divulgada pela CRL, devem ser enviadas ao e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br as seguintes informações: nome, endereço completo, e-mail e telefones do proponente; título, tipo, local, data, horário e público-alvo da atividade a ser promovida; eventuais parceiros e condições de acesso (se a entidade terá entrada gratuita ou se haverá cobrança de ingresso – neste caso, deve ser indicado o valor e local de venda).