sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Lendo pra Valer/Fome de Ler na EEEF Albino Hackmann (Guaíba)



A Câmara do Livro, ao definir a lista de autores que participarão dos Programas de Leitura, também propõe às escolas encontros com contadores de histórias ou grupos teatrais que dramatizam a obra de um autor já falecido. Estes encontros sempre são bastante produtivos, pois, mesmo que o autor não esteja presente "em carne e osso", ocorre o mais importante: a aproximação com o universo criativo do autor adotado. Para as escolas que recebem as contações ou dramatizações a partir da obra de um autor, um dos conceitos abordados no projeto de leitura é o de intertextualidade, ou seja, o diálogo entre textos, que podem ocorrer entre diversas linguagens. Mesmo que os alunos sejam das séries iniciais e o conceito não seja trabalhado formalmente, o professor pode trabalhar com diversas releituras daquele autor e propor recriações da sua obra aos seus alunos. Um exemplo bacana é o Histórias em Quadrões, releituras de quadros clássicos da pintura com personagens da Turma da Mônica de Maurício de Sousa.

No último dia 19 de novembro, a EEEF Albino Hackmann, em Guaíba, recebeu a visita da Cia Crakety, que encenou "As aventuras do avião vermelho" de Erico Verissimo. A partir da leitura dos livros de Erico, os alunos também produziram dramatizações da sua obra e apresentaram aos colegas. No dia do encontro, depois da apresentação da Cia Crakety, a escola propôs à comunidade uma “Hora de Leitura” e visitar a exposição de trabalhos dos alunos. A professora Adriana, da EEEF Albino Hackmann, em Guaíba, nos contou que "mesmo não conhecendo o autor pessoalmente, os alunos pareciam ter intimidade ao falar do "Érico" e suas obras.", revelando que a leitura sempre é o mais importante. No blog da escola, há fotos do encontro. Para conhecer um pouco do trabalho da Cia Crakety, acesse o vídeo aqui.

terça-feira, 23 de novembro de 2010


O blog está desatualizado, mas por um bom motivo: durante 18 dias, estivemos numa maratona de encontros dos Programas de Leitura e da programação da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Nesta semana, estamos organizando os relatos dos autores e das escolas e, em seguida, vamos postá-los no blog. Uma coisa já se pode adiantar: todos ressaltaram o trabalho primoroso e comprometido com a questão da leitura nas escolas.