sexta-feira, 30 de julho de 2010

Revista Nova Escola: Leitura Literária

A revista Nova Escola, de Agosto/Setembro 2010, traz várias matérias sobre Leitura Literária. Para ler a newsletter da revista e ler as reportagens, clique aqui.

terça-feira, 20 de julho de 2010

E.M.E.F. Professora Maria Gusmão Britto
São Leopoldo – 2009


Contato com a Obra Literária e o Escritor

Justificativa: iniciativas isoladas por parte de alguns professores → gosto e prazer pela leitura.
* livros à disposição em sala de aula;

* obrigatoriedade de leituras bimensais;
* leituras do “Ler é saber”.

Dificuldades: sistematizar ações para formar um aluno leitor e orientar professor mediador de leitura.
LeiturAção = via de acesso da escola para concentrar esforços e evidenciar resultados mais concretos na área da leitura.

Objetivo geral: Desenvolver atividades articuladas de leitura de livros literários e promover o encontro dos alunos com autores contemporâneos gaúchos, a fim de favorecer uma interlocução entre os sujeitos envolvidos nas variadas práticas sociais de leitura e de produção textual.

AUTOR ESCOLHIDO: CAIO RITER

LIVROS INDICADOS
• Um reino todo quadrado
•O rapaz que não era de Liverpool
• Debaixo de mau tempo
•Eduarda na barriga do dragão
•O fusquinha cor- de- rosa

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS no ENSINO FUNDAMENTAL
- Apresentação da proposta e dos livros;
- Leitura, em aula, de capítulos iniciais – obras: O rapaz que não era de Liverpool e Debaixo de mau tempo;
- Leitura em casa, mediante rodízio de empréstimos;
- Organização de uma entrevista a ser produzida com o escritor;
- Seleção e preparação de um Comitê de Recepção para o visitante;
- Pesquisa sobre a biografia do autor, suas obras, principalmente O rapaz...(EVAM);
- Visita ao blog do autor e postagens de comentários sobre a obra lida;
- Elaboração de uma notícia sobre a vinda ao autor à escola;
- Levantamento sobre as temáticas desenvolvidas nas obras;
- Avaliação sobre o projeto.

Levantamento: temas abordados
Debaixo de mau tempo: amor, sexualidade, relacionamento familiar, diferenças de classes sociais, amizade e morte.

O escritor CAIO RITER comenta seus livros cara a cara com os jovens

[...] Caio Riter está passando nas escolas e esclarecendo dúvidas de muitos leitores, que ficam encantados ... assim, acaba incentivando jovens a ler e a, talvez, serem futuros escritores.[...]

Visitante ilustre nos cinqüenta anos do Gusmão
A visita do escritor é o resultado de um movimento da Secretaria ... Através do projeto...que tem como seu principal objetivo fazer com que os jovens tenham prazer e vontade de mergulhar cada vez mais fundo na aprendizagem que os livros podem trazer. (Bruna Ferreira 7S1)

Caio Riter em São Leopoldo
[...] Seus livros fazem bastante sucesso entre os adolescentes, pois ele expressa em suas histórias, as confusões e os sentimentos que passamos na adolescência, tendo uma linguagem leve e descontaída.(Júlia – 7S1)

Apresentação do projeto LeiturAção em São Leopoldo e desdobramentos nas EMEFs Gusmão Britto e Salgado Filho

Esc. Mun. de Ens. Fund. Senador Salgado Filho
São Leopoldo - 2009


Profissionais envolvidos: professores de Língua Portuguesa (Marisa Rost, Heloisa Cezarotti, Cláudia Cristina Luft e Luciane Araujo Hoefel), professor do 1º Ano (Sandra Muller), professores de Artes (Nara Locattelli e Thaís Iriocilda), professor de Inglês (Deise), professor do EVAM (Cláudia Dias) e professor de Ciências (Madalena).

Autor escolhido: Caio Riter


Obras trabalhadas:
•Debaixo de mau tempo
•O rapaz que não era de Liverpool
•Um mundo todo quadrado
•Eduarda na barriga do dragão
•O fusquinha cor- de- rosa
•Meu pai não mora mais aqui

Descobrindo o escritor
Debaixo de mau tempo em São Leopoldo

Meu livro Debaixo de mau tempo (Artes e Ofícios) tem atiçado o coração de jovens leitores da EMEF Salgado Filho, de São Leopoldo. Indicado pelas professoras, ele tem feito com que muitos adolescentes me escrevam mensagens falando sobre o livro e sobre a expectativa de se encontrarem comigo. Gosto destes encontros, afinal, todo o escritor deve ir aonde seu leitor está, ainda mais quando esses leitores são um grupo de pessoas a fim de entender mais um pouco os caminhos da ficção. Abaixo, transcrevo a cartinha que recebi da Dhéssica Stoffel, que mostra a necessidade de que a leitura orientada pela emoção invade as salas de aula.Oi, na minha escola, com a professora Luciane, estamos lendo o livro DEBAIXO DE MAU TEMPO. Ela nos falou que virás visitar nossa escola. Estamos à sua espera. Nós, jovens, hoje em dia, não somos mais tão motivados. Me interessei pelos teus livros, pois eles fazem termos vontade de ler mais e mais. A professora Luciane sempre está nos motivando e o jeito como ela conta as histórias faz como se estivéssemos vivenciando esta situação. Bom, estou curiosa para te conhecer e saber como consegue fazer como jovens como eu tenham vontade de ler mais e mais. De um jeito encantador, faz como se a gente tivesse entrado na história.Te agradeço desde já. E estamos a sua espera em nossa escola. Dhéssica Stoffel.

Postado por Caio Riter às
15:56 7 comentários

Gêneros textuais trabalhados:
• Autógrafo
• Dedicatória
• Poema
• Música
• Ilustrações
• E-mail
• Mapa
• Romance

Produções/Atividades desenvolvidas:
- Transcrição do último capítulo;
- Roteiro de leitura das obras;
- Ilustrações;
- Criação de mandalas a partir de observação e indagações a respeito da capa da obra “Meu pai não mora mais aqui”;
- Atividades de leitura “O rapaz que não era de Liverpool” na aula de Língua Inglesa;
- Leitura do livro "Eduarda na barriga do dragão" para alunos do 1º Ano;

“Acredito que cada vez que saímos de um livro, saímos diferentes, mesmo que não o notemos.” Caio Riter

quinta-feira, 15 de julho de 2010

DICA: Especialização em Literatura Infantojuvenil

A Faculdade Porto-Alegrense (FAPA) está com matrículas abertas para o curso de especialização em Literatura Infantojuvenil, com carga horária total de 360h. As aulas começam no próximo semestre. O folder do curso está aqui.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Como elaborar um projeto de leitura - Ana Paula Cecato

Critérios analisados para a escolha do autor para encontro em escola:

- Qualidade estética da obra: elaboração da linguagem literária, pertinência temática, ilustração, projeto gráfico-editorial;
- Interesses de leitura dos alunos, conforme faixa etária;
- Relação, diálogo que a obra estabelece com outras, não necessariamente literárias (intertextualidade).

Questões para reflexão da equipe da escola ao realizar o projeto de leitura:

• Qual o conceito de Literatura Infantil e Juvenil que fundamenta o trabalho de leitura?
• Quais os temas da obra do autor são pertinentes ao trabalho de leitura?
• Como está orientada a visita do autor na escola? /Qual será o formato do encontro?
( ) bate-papo com alunos
( ) bate-papo com educadores
( ) bate-papo com a comunidade escolar
( ) apresentação das produções dos alunos
( ) palestra do autor sobre assunto previamente determinado
( ) Outro formato. Qual?
• Quais as disciplinas do currículo estão envolvidas no trabalho de leitura?
• Quais os livros dos autores serão lidos?
• Que estratégias/modalidades de leitura serão utilizadas (socializada, individual, em voz alta...)?
• Qual o caráter das produções (sarau, peça de teatro, ilustrações – técnicas?, produções textuais, recriações da obra)?
• Em que turno (manhã, tarde ou noite) será realizado o encontro?
• Quais as séries e turmas que manterão encontro com o autor?
• Além dos seus educadores e alunos, há envolvimento de outros membros da comunidade escolar? De que forma isso acontece?
• A escola estabelecerá contato prévio com o autor, por e-mail ou telefone, para acertar o formato do encontro?

quinta-feira, 1 de julho de 2010

LIVRO DE IMAGEM - Laura Castilhos

Trabalho prático realizado com os participantes do curso:
Ilustrar apenas com imagens um trecho do conto Velha História de Mario Quintana (Livro Sapato Florido).



Velha história

Era uma vez um homem que estava pescando, Maria.
Até que apanhou um peixinho! Mas o peixinho era tão pequeninhinho e inocente, e tinha um azulado tão indescritível nas escamas, que o homem ficou com pena. E retirou cuidadosamente o anzol e pincelou com iodo a garganta do coitadinho. Depois guardou-o no bolso traseiro das calças, para que o animalzinho sarasse no quente. E desde então ficaram inseparáveis. Aonde o homem ia, o peixinho o acompanhava, a trote, que nem um cachorrinho. Pelas calçadas. Pelos elevadores. Pelos cafés. Como era tocante vê-los no “17”!-o homem, grave, de preto, com uma das mãos segurando a xícara de fumegante moca, com a outra lendo jornal, com a outra fumando, com a outra cuidando do peixinho, enquanto este, silencioso e levemente melancólico, tomava laranjada por canudinho especial...
Ora, um dia o homem e o peixinho passeavam à margem do rio onde o segundo dos dois fora pescado. E eis que os olhos do primeiro se encheram de lagrimas. E disse o homem ao peixinho:
“Não, não me assiste o direito de te guardar comigo. Por que roubar-te por mais tempo ao carinho do teu pai, da tua mãe, dos teus irmãozinhos, da tua tia solteira? Não, não e não! Volta para o seio da tua família. E viva eu cá na terra sempre triste...”
Dito isto verteu copioso pranto e, desviando o rosto, atirou o peixinho na água. E a água fez um redemoinho, que foi depois serenando, serenando... até que o peixinho morreu afogado...

LIVRO DE IMAGEM - Laura Castilhos

Laura Castilhos é professora de desenho no Instituto de Artes da UFRGS, ilustradora e artista plástica.

DEFINIÇÃO

Luis de Camargo

São livros sem texto.
As imagens é que contam as histórias.
Os livros com pouco texto, em que o papel principal cabe à ilustração, também podem ser chamados de livros de imagens.

Outras definições para definir o livro de imagens:
Álbum de figuras.
Álbum ilustrado
História muda
História sem texto,
Texto visual
Livro sem palavras (Hanna Webb, autora e ilustradora)

Peter O’Sagae
Estatuto triplamente incerto:
É literatura? (Coelho 1981)
Subgênero da literatura infantil (Ceccantini 2004)
Subproduto do livro para crianças (Necyk 2007)
Livro sem texto (FNLIJ 1981)
Narrativas imagéticas (Mokarzel 1998)


4 TIPOS DE LIVROS DE IMAGEM (Peter O’Sagae)
1. livro de imagem informativo de caráter referencial e descritivo, apresenta cenas e objetos do chamado mundo real (informação unívoca)
2. livro de imagem ilustrativo (rememorativo?) que traz cenas de uma narrativa conhecida pelo leitor e não possui solução de continuidade visual
3. livro de imagem narrativo é um gênero próprio da literatura infantil brasileira que usa (e abusa) da informação estética, ambígua e ficcional.
4. apresenta um encadeamento descontínuo e tem rememorado velhos contos populares eternizados por escritores de todas as épocas; em suas páginas, surge uma sucessão de quadros, um após o outro, de modo bastante arbitrário, separados por elipses temporais.

POSSÍVEL ORIGEM DO LIVRO DE IMAGEM (Marilda Castanha)
Bíblia dos pobres , Bíblia pauperum. Bíblia ricamente ilustrada, com texto, e cara. Ficavam expostas nas igrejas da idade média. Sequência de imagens e riqueza de detalhes permitia que as pessoas acompanhassem o que estava escrito.

CARACTERÍSTICAS DO LIVRO DE IMAGEM

1. Leitura imagética ou visual (diferente da leitura textual).
Oferece experiência estética para crianças, acostumadas com a imagem fugaz e fragmentada das mídias eletrônicas.
2.Possibilita o conhecimento dos elementos da linguagem visual: Linha, textura, planos, volumes (luz e sobra), cor, composição.
3. Leitura do livro depende do olhar do espectador (olhar é uma experiência individual, ainda que exista uma sintaxe visual, ela tem regras menos fixas que a sintaxe gramatical).
4. Caráter transgressor: Uma primeira faceta transgressora do livro de imagem reside no fato de ser um produto da literatura gerado sem o uso da escrita. (portanto para muitos é considerado um sub-produto da literatura, um livro menor, a pesquisa sobre este gênero de literatura no Brasil é incipiente).
5. A história propriamente é contada por imagens. Sem texto.
6. Simplicidade da história síntese.
7. É recomendável que não haja ambigüidade no texto.
8. Total domínio da história por parte do escritor.


O LIVRO DE IMAGEM NO BRASIL

Pode-se considerar, ainda nos dias de hoje, pouco popular no Brasil.
Por quê: Criar um livro de imagem é tarefa difícil (Peter O’Sagae)
Duas grandes editoras brasileiras tem apenas 2 livros de imagem, cada uma delas no seu catálogo/2010 (Projeto e Cosac&Naify):

Ida e Volta - 1º Livro de imagem brasileiro, Primor, 1976.
Primeiramente editado na Holanda/Alemanha, França, Holanda e
Itália.

1985 – 113 livros de imagem foram produzidos no Brasil (Camargo)
de imagens editados no Brasil.
2001 – 153 livros de imagem foram produzidos no Brasil (Ferraro)

1981- FNLIJ / Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil passa a premiar os melhores livros sem texto realizados a cada ano (Prêmio Luís Jardim).

1981 – Eva Furnari, Coleção Peixe-Vivo. Ática
- Juarez Machado, Ida e volta. Primor (atualmente Agir)
1982 - Eva Furnari, A bruxinha atrapalhada. Global. (Coleção Só Imagem)
1983 - Eva Furnari, Filó e Marieta. Paulinas.
1984 – Outra Vez, Ângela Lago, Miguilim

Outros autores premiados pela FNLIJ (livro de Imagem)
Graça Lima, Marilda Castanha, Roger Mello, Istvan Banyai, Nelson Cruz, André Neves, Rui de Oliveira, etc.


Bibliografia

Marilda
Peter O’Sagae - http://www.slideshare.net/dobrasdaleitura/como-e-porque-difcil-ler-livros-de-imagem-1601360
Ângela Lago - Cântico dos cânticos
Rui de Oliveira
Luis de Camargo
Martin Salisbury