quarta-feira, 16 de junho de 2010

Dica de site

No próximo encontro do Tessituras, dia 21 de junho, teremos a participação da Profª Tânia Rösing, idealizadora da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo e professora da UPF, contando um pouco de sua experiência, sobretudo na elaboração do Plano Municipal do Livro e da Leitura.
Para aquecer o encontro da próxima segunda-feira, indicamos alguns sites:
http://www.pnll.gov.br/ - Plano Nacional do Livro e da Leitura, elaborado pelo Ministério da Cultura e da Educação, onde constam as diretrizes para uma política pública voltada à leitura e ao livro no Brasil.
http://mundodaleitura.upf.br/ - Portal elaborado pela UPF

segunda-feira, 7 de junho de 2010

POESIA E INFÂNCIA - Gláucia de Souza

Alguns questionamentos
(Poesia: infância da humanidade)

•Poesia e poema: o que são?
•Existem poemas para crianças?
•Que tipos de poemas estão presentes na infância?

Existem poemas para crianças?
•A relação entre escola e poema também esteve presente no nascimento da poesia endereçada à infância no Brasil.
•De professores-poetas e poetas-professores a poetas foi um longo caminho.

Qual o primeiro contato que se tem com a poesia?

Que tipos de poemas estão presentes na infância?
•Cantigas (de ninar e de roda);
•Parlendas (brincos, mnemônias e parlendas propriamente ditas);
•Adivinhas;
•Ex-libris;
•Quadras populares.
Cantigas de ninar (acalantos)
•Cantos entoados para embalar as crianças;
•Melodias suaves e sentimentos nem tanto;
•Repetições (refrão);
•Ambiência propícia ao sono está na melodia e na suavidade da voz.
Exemplos: Nosanina.

Cantigas de roda
•São a junção entre poema, música e dança (palavra, voz e corpo);
•Muitas possuem coreografia;
•Melo as divide em cinco grupos: cantigas amorosas, cantigas satíricas, cantigas imitativas, cantigas religiosas e cantigas dramáticas.

Parlendas
•Brincos: são ditos pelo adulto para a criança e têm relação com o corpo dessa;
•Mnemônias: têm por finalidade ensinar ou facilitar a memorização;
•Parlendas propriamente ditas: são brincadeiras com palavras feitas pelas crianças e que circulam entre elas.

Adivinhas, ex-libris e quadras populares
•Adivinhas: poemas-enigma;
•Ex-libris: poemas escritos para indicar que um livro pertence a alguém;
•Poemas de quatro versos, comumente rimados, muitos trazidos de memória.

Poemas orais
•Tais poemas de tradição oral e popular sempre estiveram vinculados à infância e muitos deles forma resgatados em publicações destinadas e essa etapa da vida;
•Consequentemente, muitos foram os autores que beberam na fonte do poema oral como modo de compor seus próprios poemas.

Por que tanta poesia?
•A poesia é a pérola da nossa infância também, pois, junto às cantigas e aos demais poemas orais, crescemos e descobrimos o mundo que nos rodeia, um mundo cheio de “tutus marambás”, “bois da cara preta”, em que existe vida e morte, amor e decepção (“O anel que tu me deste era vidro e se quebrou./ O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou.”).
•São muitas as respostas: porque a poesia é a infância da humanidade, porque a poesia sempre esteve conosco desde a infância, porque a poesia é a memória de um povo, é a nossa memória, porque poesia é corpo e palavra ...
Algumas sugestões
•“Alguns meninos e suas leituras:o poema para a infância entre a escola e a rua” – Revista Tigre Albino (http://www.tigrealbino.com.br), v. 1, nº 1;
•“Poesia e escola: caminhos entre o didático e o literário” - Revista Tigre Albino (http://www.tigrealbino.com.br), v. 2, nº 3;
•“Na mão direita tem uma roseira: oralidade, escrita e leitura de poemas entre alunos de Ensino Fundamental”, http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/viewFile/4746/3575
•Blog Álbum de Brincadeiras - http://albumdebrincadeiras.blogspot.com/ ;
•“Entre professores-poetas e poetas-professores: Caminhos do poema para a infância” - http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_literarios/pdf_literario/048.pdf ;
•“Entre canções e versos: Alguns caminhos para a leitura e a produção de poemas na sala de aula” - http://www.ihu.unisinos.br/uploads/publicacoes/edicoes/1187640185.59pdf.pdf .