quarta-feira, 31 de março de 2010

Dica de Leitura

A primeira dica de leitura do blog é o livro da Mestre em Educação Elizabeth Baldi, que coordenou o segundo encontro do Tessituras, sobre a escolha do acervo de Literatura Infantil para elaboração de um projeto/proposta de leitura. Apoiada numa prática bem sucedida de 20 anos na Escola Projeto (de Porto Alegre), o livro é dirigido a professores e coordenadores das séries iniciais do ensino fundamental e apresenta uma proposta consistente para trabalhar com a leitura de literatura com os alunos de 1ª a 5ª de forma contínua e criativa, demonstrando como podem funcionar simultaneamente diferentes modalidades de leitura na escola: biblioteca todos os dias, leitura socializada, leitura individualizada e leitura mediada. Além de uma extensa lista de sugestões de livros por série, são apresentadas sequências didáticas para as atividades.
Leitura nas séries iniciais – Uma proposta para formação de leitores de literatura é uma publicação da Editora Projeto.

terça-feira, 30 de março de 2010

Até o final desta semana, disponibilizaremos os arquivos apresentados no primeiro encontro do Tessituras. Enquanto isso, a dica é acessar o site do autor Celso Sisto, clicando aqui.

Tessituras atrai grande público em seu primeiro encontro


Como parte da programação prévia da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, o curso Tessituras: formação de mediadores para programas de leitura iniciou na tarde de segunda-feira, 15, com grande público, composto por mediadores de leitura de 21 municípios gaúchos.

A abertura do encontro foi feita pelo presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, João Carneiro, que destacou a importância da parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para realização do evento, assim como a necessidade de mais ações para o aumento do número de leitores no Estado. A coordenadora da área infantil e juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre, Sônia Zanchetta, fez um breve relato dos programas de leitura que a CRL desenvolve com diferentes parceiros. O escritor e ilustrador Celso Sisto afirmou que a leitura é um ato político e que programas de leitura devem estar comprometidos com a formação, capacitação e inserção de sujeitos críticos na sociedade. Noia Kern, que presta assessoria a programas de leitura no município de Picada Café, apontou algumas iniciativas, como o envolvimento da comunidade, a formação continuada de mediadores e a criação de espaços de leitura. A seguir, sete coordenadores de programas de leitura no Estado apresentaram seus relatos aos presentes.

O próximo encontro está marcado para dia 29 de março, com o tema Como elaborar um projeto de leitura: a escolha do acervo (gêneros da Literatura Infantil e Juvenil) e será ministrado pela professora e mestre em Educação Elisabeth Baldi. O curso tem carga total de 40 horas, com direito a certificado da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS para os participantes que obtiverem 80% de presença.

Serão mais nove encontros até 19 de julho, destinados a educadores, bibliotecários e outros mediadores de leitura que estejam vinculados a programas de leitura ou à rede pública de ensino.Confira as fotos do primeiro encontro em nossa Galeria: http://camaradolivro.com.br/fotos.php